AMBIENTALMENTE CORRETO


 

Podemos definir como lixo eletrônico ou e-lixo tudo o que é proveniente de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo celulares, computadores, impressoras, etc. Milhares de aparelhos são descartados diariamente, e com a rapidez da tecnologia, cada vez mais o consumidor quer substituir seus aparelhos por outros mais modernos, mesmo que os antigos ainda estejam funcionando. Se você quer ser ambientalmente responsável no que se refere ao seu lixo eletrônico, siga algumas orientações:





exercite o consumo consciente. Antes de comprar um aparelho, verifique se você precisa realmente dele;

observe se o aparelho possui um sistema de economia de energia;

verifique se a empresa oferece sistema de recolhimento e reciclagem, quando você quiser se desfazer do equipamento, poderá contar com este serviço;

preserve recursos naturais, durante o uso; siga as recomendações do fabricante para redução do uso de energia e para aumentar a durabilidade do aparelho e/ou das baterias; não deixe os aparelhos ligados sem necessidade;

amplie a vida útil de seu equipamento; não se desfaça por modismos; troque apenas quando realmente for impossível continuar com o que você já tem;

responsabilize-se pelo destino de seu lixo eletrônico. Para descartar o equipamento usado, entre em contato preferencialmente com instituições que possam reutilizá-lo.

Veja no site a lista, se não houver como reutilizar seus equipamentos, garanta que a sucata eletrônica será reciclada adequadamente doando seus resíduos preferencialmente para cooperativas de catadores capacitadas.

Mesmo que as funções de seu telefone celular sejam limitadas, é possível que ele atenda perfeitamente às necessidades de algum amigo, parente, colega de trabalho ou até mesmo desconhecido (no caso de venda). Segundo especialistas envolvidos com questões ambientais, uma saída para reduzir o problema do lixo eletrônico é prolongar ao máximo a vida útil dos aparelhos, passando-os para frente. Se eles estiverem funcionando, certamente alguém poderá usá-los. No caso das doações, você pode ter de fazer uma pesquisa para descobrir quem gostaria de receber o produto que você não quer mais. Vale "boca a boca''    (no caso de repassar um tocador digital, por exemplo) e também buscas na internet (se você quiser doar itens mais robustos, como um computador ou impressora). Se a ideia for vender, uma boa opção é anunciar em sites de comércio eletrônico como o Mercado Livre. Ao negociar, tome os devidos cuidados, seguindo sempre as dicas de segurança anunciadas nessas páginas.

Muitos fabricantes de eletrônicos, ou operadoras de telefonia móvel, recolhem os eletrônicos já usados, quando os consumidores não os querem mais - o fato de a empresa pensar nisso pode ser, inclusive, um diferencial na hora de escolher as marcas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário